O Meson/O Mesão proprietário do edifício do comércio do Povo Promíscuo de Soutelinho da Raia com Freguesia de Santa Maria de Vediferre atraiçoado pela linha da Fronteira entre Espanha e Portugal em 1884
Tópico: Livro de visitas
De Musicólogo a Historiador
Mestre Júlio Faitão | 04-01-2024
Povos Promíscuos da Raia do Norte
Séc. VII d. C. Os Árabes da Mauritânia, com os Muçulmanos do Norte de África , ocupam a Península Ibérica até às Astúrias. Pela primeira vez na História da sua criação no Sec.II d.C. ano 133, a Raia entre entre Suevos e Visigodos em Soutelinho da Raia foi transposta por invasores.
O Rei Plágio das Astúrias, organisa e comanda um Movimento de Revolucionários em Covadonga-Galiza, dando início à expulsão dos ditos invasores!
De batalhe em batalha, de vitória em vitória; Payo expulsa os até à Agrela dos vinhedos do Povo Promíscuo da Freguesia de Santo António de Soutelinho da Raia, encurralando as Tropas Árabes no Castelo da Flaviae de Ervededo! Desorientados e desprotegidos, as Tropas da Mauritânia, encaminhadas pela Serra do Condado a cima, acabam por se refugiar no Castelo da Villa d'Aquae Flaviae!
O Rei Dom Afonso 1o das Astúrias, para impedir as incursões das Tropas Árabes, instala grupos de Mercenários Criminosos armados com Milícias Populares nos Povos da Raia,
Foram desta forma criados os Povos Promíscuos da Raia do Norte; Lama de Arcos, Canda, Couto de Ervededo. Vilar de Perdizes, Couto Mixto, Tourém, formando a Linha de Defeza com o Povo Promíscuo da Freguesia de Santo António de Soutelinho da Raia que já existia.
Nestes Povos Promíscuos foram então criadas Companhias Militares de Mercenários!
Autor: Mestre Júlio Faitão
Re:De Musicólogo a Historiador
Júlio Faitão | 12-01-2024
Sec. XII d. C. Ano 1132
O Rei Dom Afonso VII de Castela e Leão destrona O Rei Dom Afoso 1o de Portugal do Trono de Monterrey, conquista a Vila da Flaviae do Couto de Ervededo, conquista a Vila d'Aquae Flaviae e nomeia o Conde Galego Odoário Ordoñes como Governador. Depoi de concluido o jusão da veiga da Vila com Chaves, ordena ao Povo da Freguesia Castelhana de Santo António de Soutelinho da Raia a entrega do Pão-dos-restos e 3,5 três mil e quinhentos Reis por Casal-serrado à Vila com Chaves!
Autor: Júlio Faitão
Julio-faitao503@gmail.com
Re:De Musicólogo a Historiador
Julio Faitão | 11-02-2024
Capela do Senhor dos Desamparados no Quarteirão da Freguesia de Santa Maria de Vediferre com aumento para lntenromper a lonha da Raia de 183 d. C. Entre Visigodos e Suevos
Re:Re:De Musicólogo a Historiador
Júlio Faitão | 25-02-2024
Júlio Faitão nasceu na Casa de Joaquim Faitão e Cristova na Raia do Largo Titãns
Re:Re:Re:De Musicólogo a Historiador
Júlio Faitão | 25-02-2024
O Missionário Salvador da Ordem da Cruz de Malta introduziu o Tear em Soutelinho da Raia na Casa dos Salvador à Rua do Largo da Feira.
Por: Júlio Faitão
Re:Re:Re:Re:De Musicólogo a Historiador
Júlio Faitão | 28-02-2024
O Meson/ O Mesão Comércio do Santos Machado no Caminho de Vediferre a um kilómetro do Palheiro colmado de Júlio Faitão
Re:Re:De Musicólogo a Historiador
Júlio Faitão | 25-02-2024
O Chefe Titãns, Suevo da Galaecia , foi o fundador do Povo de Souto -e -Linho
Depois acolheu os Visigodos no ano 183 d.C
Dando origem à Raia entre as duas Comunidades
Por: Júlio Faitão
Re:De Musicólogo a Historiador
Júlio Faitão | 25-02-2024
Descoberto Ovário do Cancro do Castanheiro num castanheiro antigo do Giraldo sem Pavor em Soutelinho da Raia: Júlio Faitão Julio-faitao503@gmail.com
História de Soutelinho da Raia e dos Cast
Mestre Júlio Faitão | 10-12-2023
Sec. II ano 133 d. C. Construídas a Casa do Chefe Visigodo ao lado da Mina da igreja e a do Chefe Suevo na Rua da Raia. Primeiros castanheiros plantados na leira da Casa Paroquial dos Crespos no local das Quintas a 50 metros da Mãe d'Agua Com castanhas dos Balcãs trazidas em ânforas de barro envoltas em mel.