Legião dos Visigodos assume a união do almoxarifado do povo promíscuo de Soutelinho da Raia com vediferre e Espiño. Aogor; Mestre Júlio Faitāo historiador
Tópico: Livro de visitas
Sec. II ano 132 Criação do Almoxarifado
Mestre Júlio Faitāo historiador | 21-08-2025
Re:Mártires de Soutelinho da Raia
Mestre Júlio Faitāo historiador | 17-08-2025
Desse ataque do grupo de terroristas organizado pelo padre António do Nascimento Vieira Teixeira Vigário Geral , resultaram quatro (4) mártires vítimas inocentes, de Soutelinho da Raia,  no Caminho Romano da Texugueura de Outeiro Sêco-Cidade de Chaves, próximo do Solar dos Montalvão onde o padre Liberal dormia com a dona Maria,  proprietária do dito Solar. 
Autor: Mestre Júlio Faitāo historiador 
Mártires de Soutelinho da Raia
Mestre Júlio Faitāo historiador | 17-08-2025
Padre António do Nascimento Vieira Teixeira Vigário Geral, em Março de 1875, organizou o ataque aos elementos de chefia da Companhia Militar dos Milícias da Companhia Militar dos Artilheiros de Soutelinho da Raia
Re:Lemos e titãs donos do Território do caminho romano entre a cruz do marco e vediferre
Júlio Faitāo historiador | 24-09-2025
Séc.II ano de 132 Soutelinho da Raia.  A Legião dos Visigodos ocupou o caminho roma de astorga. Entre as duas Legiões ocuparam o caminho romano e estruturaram um Reino dos Visigodos. Criaram a Companhia Militar dos Artilheiros e a Companhia Militarizada das Milícias. Cortaram a ligação de Astorga com a ponte romana da Vila d'Aquae Flaviae. Confiscavam todos os carregamentos dd metais preciosos com destino a roma. As forjad foram reconvetidad em oficinas de fabrico de material de guerra.  As Companhias Militares da Raia fira estruturadas com canhangulos, morteiros 61 mm, punhais e pistolas com dois canos, firam construidas munições de fogo, balas e granadas incandescentes. Foi com este amamenta que as Companhias da Raia; Artilheiros de Soutelinho da Raia, Milicias Militarizadas,  Companhia Militar-Apé dos Morgados de Vilar de Perdizes. Companhia Militar Mista da Vila de Tourem, Esquadrão de Cavalaria da Vila de Ervededo,  e os dois Grupos de Besteiros de lama d'Arcos. Estas tropas venceram as tropas da Infanta Dona Teresa de leão na batalha de São Mamede.  Dom Afonso1o Rei de Portugal  veio fundar o Trono de Portugal no Castelo de Monterrey próximo da Vila Verin e de Soutelinho da Raia.  
Autor: Mestre Júlio Faitāo historiador 
Re:Origem de Soutelinho da Raia
Mestre Júlio Faitāo historiador | 17-08-2025
Sec. II ano 132 d. C. Soutelinho da Raia, Comarca visiģótica Invicta! Autor: Mestre Júlio Faitāo historiador
Re:Re:Origem de Soutelinho da Raia
Mestre Júlio Faitāo historiador | 19-09-2025
Séc. II ano 132 . chegam ao povoado de Soutelinho da Raia 2 (Duas) legiões.  Legião dos suevos( dita Legião dos Lamas) e a Legião dos Visigodos do Rei Dom Giraldo Teodorico. Afirmando o poder do Reino Visigodo com a  CRUCIFORME no palácio do Rei de Soutelinho da Raia como Brasão na padieira da janaa virada para Toledo,  capital do Reino visigodo.
Autor: Mestre Júlio Faitāo historiador 
Re:Origem de Soutelinho da Raia
Mestre Júlio Faitāo historiador | 17-08-2025
Sec. II ano 132 d. C. Soutelinho da Raia, Comarca visiģótica Invicta! Autor: Mestre Júlio Faitāo historiador
Re:Fronteira
Mestre Júlio Faitāo PIDE | 01-08-2025
Com a dita rectificação da Fronteira, grande parte do território dos lavradores foi para a Galícia ilegalmente! O Traçado da Linha da Fronteira foi viciado! A Fronteira deveria ter passado do outro lado da casa/comércio ' o Mesão ' no Caminho Romano de Vediferre; a 40 metros! Ficaram propriedades dos lavradores de soutelinho e baldios para Vediferre ilegalmente !
Fronteira
Mestre Júlio Faitāo PIDE | 31-07-2025
LEI da rectificação dás fronteiras portugal/ Espanha. 
O povo de Soutelinho da Raia foi bastante lesado! A Lei determina que a Fronteira deveria passar a uma distância de quarenta ( 40) metros da ultimaca casa do Povo! A última casa do povo entre Soutelinho da Raia e Vediferre era a casa/ comércio  o Mesão,  no camminho Romano de Vediferre! 
A Fronteira deveria partir di Lugar do Pirto- cavalo para a dita casa/ comércio o Mesão! 
Origem de Soutelinho da Raia
Mestre Júlio Faitāo | 30-07-2025
Sec. II ano 1132 d. C. 
O Governo da Vila de Monforte de Lemos, de Galicia,  envia uma Legião para ocupar o Caminho Romano de Souto-e-linho , para impedir que os Visigodos,  vindos pela Estrada Bracara Augusta conquistassem a vila do Castelo de Monterrey,  e passasem para a outra banda do rio Sil. 
Os Visigodos ao deparar com o Caminho Romano de Vediferre ocupado pelos Lamas do Chefe Titãs,  ocupam a nascente de água,   o caminho romano de Vilar de Perdizes e a nasceste de água quente/fria.  
Constroem a casa familiar, a casa Militar do chefe e uma Capela prima da finte, onde é plantado um souto de castanheiros. 
Autor: Mestre Júlio Faitāo historiador