O fumeiro

29-12-2011 15:16

Nesta época, em Soutelinho, como em muitas aldeiras de Trás-os-Montes, é tradição matar-se o porco e fazer-se o fumeiro.

Antigamente, a matança do porco era encarada como a garantia do seu sustento para o ano inteiro. Eram necessárias muitas economias para que se pudesse adquirir o leitão para engorda, destinado a ser abatido. Comprar carne aos quilos não dava resultado para as numerosas famílias, daí a necessidade de se matar um porco, que traria consigo fartura.

A qualidade da matéria-prima, o saber tradicional de longas gerações e o clima rigoroso da região, estão na origem do fumeiro, que faz as delícias dos gostos mais exigentes.

Entre os vários tipos de enchidos que se fazem em Soutelinho, destacam-se:

CHOURIÇA - É um enchido de carne e gordura de porco. Cheia em tripa delgada de porco ou de vaca. A carne e a gordura são devidamente condimentadas com sal, vinho tinto, água, alho, colorau e louro. Deve consumir-se crua, assada ou cozida, dependendo do tempo de cura.

ALHEIRA - Enchido fumado, obtido a partir de carnes de porco e de galinha, pão regional de trigo e azeite de Trás-os-Montes, condimentado com sal, alho e colorau. A alheira constituída por uma pasta fina na qual se podem aperceber pedaços de tamanho reduzido (carnes desfiadas), cheia em tripa delgada e seca, de vaca. Deve consumir-se assada.

SANGUEIRA - Enchido fumado, constituído por carne magra e carne gorda de porco e sangue de porco. É cheio em tripa delgada de vaca ou porco. As carnes e gorduras de porco são condimentadas e cozidas em água, formando uma massa que é finalmente condimentada à qual se adicionam os restantes ingredientes. Deve consumir-se cozida.

SALPICÃO - É um enchido de carne de lombo de porco de raça Bísara ou cruzamento desta raça, cheio em tripa grossa de porco com formato recto e cilíndrico. A carne utilizada é devidamente condimentada com sal, vinho tinto ou branco da região, água, alho, colorau e louro. Deve consumir-se cru, em finas fatias, depois de curado, ou assado enquanto fresco.

PRESUNTO - É obtido a partir das pernas de porco adulto, macho ou fêmea (excluindo os machos inteiros). Depois de um período de salga de durante cerca de 30 dias, o presunto é untado com uma mistura de colorau, azeite e/ou banha. Posteriormente, é exposto à acção pouco intensa e gradual do fumo de carvalho ou castanho. A cura e envelhecimento são feitos em local frio e seco. Todo o processo não pode ser inferior a 12 meses. Deve consumir-se cru, em finas fatias.