Rebolho

16-04-2013 22:28

Rebolho (Escondidas)

Necessário: Espaço amplo.

Nº de Jogadores: Ilimitado.

Este famoso jogo tem pouco que explicar. Um dos jogadores, previamente escolhido, tapa os olhos, num local pré-determinado (chamado de couto), e
conta até 100 (por vezes pode decidir-se outro número até ao qual é necessário contar). No período em que o primeiro jogador “conta”, todos os outros terão de se esconder. Quando acaba de contar até 100, o jogador que irá procurar os outros grita bem alto: “Aqui vou eu!”, e inicia a procura.

O objetivo de quem procura é encontrar todos os outros, o objetivo de quem se esconde é conseguir chegar ao “couto” sem ser apanhado, ou visto.

Quando o jogador escondido chega ao couto, tem de tocar no local (uma parede, uma árvore, etc.) e gritar “1, 2, 3, [seguido do seu nome]”.

Quando o jogador que procura encontra alguém, tem de tocar no “couto” e gritar o nome do jogador que encontrou, se o vir e não tocar no “couto”, ou se o jogador escondido chegar primeiro ao “couto”, este tem a hipótese de se “salvar”.

Se último jogador conseguir chegar ao couto sem ser visto e/ou apanhado, pode gritar: “1, 2, 3, salvo todos” e assim salvar todos os jogadores. O jogo termina quando todos os jogadores forem encontrados ou salvos.

 

NOTA: Este jogo também pode ser jogado em equipas, sendo que uma equipa procura e outra esconde-se.